EPCAr

Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAr

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar ou EPCAr, é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Preparando seus alunos, tem como missão moldar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente, proporciona aos alunos a formação no Ensino Médio.

O CPCAr compreende três anos equivalentes ao Ensino Médio do Ministério da Educação, abrangendo instruções nos campos científico e militar, ministradas sob o regime de internato. Classificada pelo MEC / IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como a segunda melhor escola pública do Brasil, oferece anualmente 180 vagas (160 masculinas e 20 femininas) para mais de 22.000 candidatos no concurso. Disputado e concorrido, é reconhecido como uma das provas de admissão mais difíceis do país.

Os alunos que concluem com aproveitamento o CPCAr têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e matrícula assegurada na Academia da Força Aérea, desde que estejam dentro das condições de saúde, de psicologia e de condicionamento físico requisitadas para o ingresso na AFA.

Quais são os requisitos básicos?

  • Ser brasileiro nato, nos termos do Inciso I, do Art. 12, da Constituição da República Federativa do Brasil; para ambos os sexos;
  • não possuir menos de 14 (catorze) nem completar 19 (dezenove) anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso, conforme alínea “a”, inciso V, do Art. 20 da Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011; e
  • ter concluído com aproveitamento o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final e por ocasião da Validação Documental, o Certificado, Declaração ou Diploma de conclusão acompanhado do Histórico Escolar do referido curso ou o Histórico Escolar do Ensino Fundamental que contenha a certificação de que o Aluno está apto a ser matriculado no 1º ano do Ensino Médio do citado sistema, expedido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, distrital, estadual, municipal ou regional de ensino competente.

Como funciona o concurso?

Primeiro você precisa se preparar, fique atento na abertura do edital. No Edital você terá acesso a todas as informações pertinentes ao concurso. Preste atenção a como realizar sua inscrição e cuidado para não perder o prazo. Após sua inscrição confirmada, é só intensificar os estudos e aguardar a data da prova. Veja agora as etapas pertinentes ao concurso: 

  1. Provas Escritas: Língua Portuguesa; Matemática; Língua Inglesa; e Redação.
  2. Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  3. Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  4. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  5. Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  6. Validação Documental. 

Como é a prova da EPCAR?

Prova Escrita:

  • Língua Portuguesa com 16 questões;
  • Matemática com 16 questões;
  • Língua Inglesa com 16 questões; e
  • Redação.