COLÉGIO NAVAL
Colégio Naval, localizado na cidade de Angra dos Reis, é uma instituição militar de nível médio que prepara os jovens, visando ao ingresso no Corpo de Aspirantes da Escola Naval, que é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, onde são formados os seus Oficiais. No Colégio Naval, busca-se incutir o gosto pelo mar e pelas questões marinheiras, além de proporcionar uma sólida formação intelectual, moral e militar-naval.
O aluno ingressa mediante concurso público, estuda 3 anos em regime de internato, nesse período, recebe os conhecimentos do Ensino Médio, acrescidos de instrução militar-naval especializada, ministrados por seleto corpo de professores e Oficiais. Alia-se a esse aprendizado acadêmico e militar a intensa prática desportiva para aprimorar a condição física dos alunos. O curso do Colégio Naval tem a duração de três anos, em caráter de internato, com uma rotina militar diária em que os seus alunos se preparam para o futuro curso da Escola Naval.
Quais são os requisitos básicos?
- Ser brasileiro nato;
- Ter 15 anos completos e menos de 18 no dia 1º de janeiro do ano da matrícula no curso;
- Ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental;
- Não ser casado ou ter constituído união estável, permanecendo assim durante todo o período em que estiver no Colégio Naval;
- Ser do sexo masculino;
- Ter idoneidade moral e bons antecedentes para a situação de futuro oficial da Marinha; e
- Estar em dia com as obrigações civis e militares.
Como funciona o concurso?
Primeiro você precisa se preparar, fique atento à abertura do edital. No Edital você terá acesso a todas as informações pertinentes ao concurso. Preste atenção a como realizar sua inscrição e cuidado para não perder o prazo. Após sua inscrição confirmada, é só intensificar os estudos e aguardar a data da prova, normalmente a Marinha marca a data depois de um tempo do edital aberto, não se preocupe e fique de olho! Veja agora as etapas pertinentes ao concurso:
- Seleção Inicial (SI) composta de:
- a) Prova objetiva de Matemática (20 questões) e Inglês (20 questões), com duração de cinco horas – primeiro dia.
b) Prova objetiva de Português (20 questões), Estudos Sociais (12 questões) e Ciências (18 questões) e Redação – segundo dia.
- Eventos Complementares eliminatórios constituídos de:
- a) Inspeção de Saúde (IS);
b) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – Natação e Corrida;
c) Avaliação Psicológica (AP);
d) Verificação de Documentos (VD); e
e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).
- Período de Adaptação (eliminatório).
Como é a prova do Colégio Naval?
Provas objetivas
Serão cobradas 20 questões de Matemática e 20 de Inglês na primeira fase. Já a segunda contará com 20 questões de Português, 12 de Estudos Sociais, 18 de Ciências e uma Redação.
Redação
A Redação vale 100 pontos com pelo menos 20 linhas contínuas e máximo de 30, sendo descontados cinco pontos por cada linha não preenchida ou preenchida em excesso.
Na correção, são consideradas a Estrutura e o Conteúdo (50 pontos), sendo Coesão e Coerência, com até 30 pontos, Título e Assunto, com até 20 pontos. Já em Expressão, serão até 50 pontos.
São corrigidas as redações dos candidatos com as maiores médias nas provas escritas até o limite de três vezes o número de vagas, considerando os empates na última posição. Quem tirar menos que 50 é eliminado.
Eliminação das provas
Serão considerados eliminados os candidatos que, em qualquer fase, obtiverem nota inferior a 50 em uma escala de 0 a 100 em cada disciplina ou na redação.
Como é a formação no Colégio Naval?
Após serem aprovados na Prova Objetiva e nos Eventos Complementares, os candidatos entram no Período de Adaptação, em regime de internato, com duração de três semanas, podendo sair para visitar a família após a primeira. Terminada essa etapa, os rapazes se formam e recebem platinas de alunos do Colégio Naval.
Passada a Adaptação, é iniciado o Curso de Preparação de Aspirantes, com duração de três anos. Durante esse tempo, os alunos estudam disciplinas do Ensino Médio, recebem instruções militares e são custeados com uma ajuda de custo de R$1.044,00, além de receberem diversos benefícios, tais como alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar, entre outros.
O regime é o internato, tendo os finais de semana livres, quando não estão de serviço. É preciso que os alunos sejam aprovados para serem aproveitados no primeiro ano da Escola Naval sem a necessidade de fazer concurso externo.
O Colégio Naval é a porta de entrada para aqueles que pretendem ser oficiais da Marinha do Brasil. Enquanto aluno, durante os três anos que estiver cursando, é considerado Praça Especial, tornando-se aspirante somente na Escola Naval (Ensino Superior). No quinto ano na Escola Naval, que compreende Estágio e Viagem de Instrução, torna-se Guarda-Marinha e, no retorno ao Brasil, passa a ocupar o posto de Segundo-Tenente.
A carreira de Oficiais na Marinha compreende os seguintes postos: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante e Almirante de Esquadra.
Os Oficiais de carreira são distribuídos por Corpos; dentro de um mesmo Corpo, por Quadros e, dentro de um mesmo Quadro, pelas respectivas escalas hierárquicas.
São muitos os benefícios de ingressar na área militar:
- Perspectiva de crescimento profissional ao longo da carreira;
- Bom ambiente de trabalho;
- Plano de carreira bem definido, com possibilidade de ascensão contínua com aumento de salários proporcionais;
- Estabilidade;
- Ingresso sem exigência de experiência anterior;
- Salário inicial compatível com o mercado;
- Salários indiretos e benefícios, tais como:
Transferências remuneradas;
Possibilidade de moradia quando fora da cidade do Rio de Janeiro;
Assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da Marinha;
Instalações sociorrecreativas para si e seus dependentes, mediante pequena mensalidade;
Ajuda para aquisição de uniformes;
Alimentação;